11 maio, 2006

Sonda europeia em Vénus

Venus Express já alcançou órbita final
10.05.2006 - 13h42

A nave europeia Venus Express chegou à sua órbita operacional final no passado domingo, quase um mês depois de ter entrado na órbita do planeta mais próximo da Terra, anunciou hoje a Agência Espacial Europeia (ESA).

Segundo um comunicado da ESA, a sonda alcançou a órbita final, a 151 milhões de quilómetros da Terra, depois de ter dado 16 voltas a Vénus.

A sonda europeia entrou a 11 de Abril com êxito na órbita de Vénus, após uma complexa manobra e uma viagem de cinco meses e 400 milhões de quilómetros pelo sistema solar.

A Venus Express foi lançada a 9 de Novembro do ano passado para estudar a atmosfera de Vénus, o planeta mais quente do sistema solar.

A missão ajudará a explicar a razão pela qual Vénus tem um efeito de estufa tão intenso, com temperaturas na superfície em torno dos 470 graus centígrados, e por que roda em sentido contrário ao da Terra e tão lentamente - leva 243 dias terrestres a completar uma volta sobre si próprio.

Para recolher informação, a Venus Express está equipada com sete instrumentos científicos, como espectrómetros (observação), receptores de imagens ou um analisador de plasma.

in Público
Link para site da Venus Express - ESA

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...