19 setembro, 2006

Observação com telescópio remoto


O Hands-On Universe, PORTUGAL, mandou-me o seguinte e-mail:

Boa noite
Para Outubro, Portugal tem disponível dois tempos de observação com o Telescópio Ironwood North (no Arizona). Escolas interessadas em utilizar este telescópio, contactem-nos.

Os dias são: 5,7,12,14,17,19, 26 e 28. As noites - que em Portugal são "manhãs" - estão divididas em 3 tempos de observação: 8:00-9:30, 9:30-11:00, 11:00-12:30. Podem consultar os tempos de observação ainda não escolhidos no LINK.

Também podem já ver para o mês de Novembro.

O Ironwood North Observatory é um telescópio de 25 cm (LX-200 10” f6.3), com uma câmara CCD (ST9 - 512x512) e 4 filtros (LRGB), que se encontra no Arizona e pode ser operado remotamente. Este telescópio é de fácil utilização e permite obter excelentes imagens. Podem consultar as observações realizadas por duas escolas portuguesas neste LINK.

O Hands-On Universe dos EUA estabeleceu um acordo com o dono do telescópio, Frank Pino, que permite as escolas americanas utilizarem o telescópio a partir da meia-noite (hora do Arizona). Como sobram bastantes noites, o Hands-On Universe americano está a estender esta oferta a escolas do European Hands-On Universe. Penso que é uma excelente oportunidade para professores, alunos e clubes de astronomia.

Aguardo manifestações de interesse!
Um abraço
Maria Luísa Teixeira de Almeida

PT-HOU
http://www.pt.euhou.net/


NUCLIO-Núcleo Interactivo de Astronomia

http://www.nuclio.pt/


Quem quer fazer uma observaçãozinha via Internet...? Vejam que fotos fantásticas fizeram alunos portugueses com esta tecnologia:


Galáxia M101 (em baixo) e M104 - Sombrero (em cima)

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...