11 setembro, 2006

Sessões do Planetário de Espinho

Como só pudemos observar duas sessões do Planetário do Centro Multimeios de Espinho, aqui ficam mais alguns dados sobre o mesmo e as suas sessões, retiradas do seu site, a pedido de diversos formandos.

O Planetário

O Planetário é uma fantástica ferramenta educativa no qual podemos assistir a sessões sobre os diversos temas de astronomia.

Este permite-nos fazer uma viagem pelo Universo que nos rodeia, onde na sua abóbada interior é projectada a Esfera Celeste, com as suas milhares de estrelas, nublosas e Galáxias, ao qual se sobrepõem os Planetas nas suas intermináveis viagens em torno do Sol.

As sessões a que aqui podem ser presenciadas versam sobre os mais diversos temas de Astronomia, e a multidisciplinaridade desta ciência faz com que as sessões muitas vezes se relacionem com outros saberes, como a física, a matemática, a química ou até a história e literatura.

O Planetário de Espinho é tecnicamente muito evoluído, sendo a projecção dos diferentes corpos celestes, como estrelas ou planetas exacta, baseada nos cálculos mais avançados.

Uma sessão no Planetário faz uso de um completo sistema audiovisual, com vários projectores de diapositivos, vídeo e outros efeitos especiais, assim como um sistema de som digital que proporciona uma grande envolvência e espectacularidade.

O Planetário de Espinho oferece aos seus visitantes diferentes sessões, sobre vários temas e destinados a diferentes classes etárias.

Estas são produzidas pelo Centro Multimeios de Espinho e para cada uma está disponível um guia de actividades do professor.

O Planetário de Espinho reúne equipamento muito moderno em termos de tecnologia de planetários. O seu controle pode ser manual ou automático, e o céu projectado no cúpula é extremamente realista. Permite entre outras possibilidades, projectar o céu, tal como é visível da Terra ou de qualquer corpo do sistema Solar.
Entre as suas características técnicas destacam-se:
  • Nº de lugares: 80 lugares sentados, com cadeiras reclináveis.
  • Diâmetro da abóbada: 12,2 m.
  • Projector principal: Minolta Cosmoleap.
  • Nº de Estrelas projectadas: 6500 até à magnitude 6.55.
  • Projector de Planetas: SPS - Space Simulator.
  • Projector de Vídeo: Barco.
  • Projector de slides: Elmo.
  • Projectores All-Sky: Kodak Ektapro.
  • Sistema de controle de imagem: SPICE da Sky-Skan
O sistema de som é digital, e está baseado num sistema multi-pista com 6 saídas independentes.


Sessões do Planetário

Os horários aqui referidos podem ser alterados em Visitas de Estudo... Mas vejamos as propostas do Planetário:

1. O Céu do Mês | Sessão apresentada ao Vivo (
Todos os Sábados - 16.00 horas)

Sob o céu estrelado do Planetário, podemos conhecer melhor as estrelas, as constelações e os planetas que veremos à noite.
Como esta sessão é apresentada ao vivo, podemos interagir com o apresentador, colocar questões e expor ideias, vendo as nossas dúvidas sobre o cosmos dissipadas com a ajuda do Planetário. As sessões mudam todos os meses, introduzindo, não só o céu visível nessa noite, como também as mais recentes descobertas astronómicas.

Com a chegada do Verão, as noites tornam-se mais agradáveis e convidam-nos a observar o céu. As estrelas Altair, Deneb e Vega formam uma figura geométrica no céu, o Triângulo de Verão, que nos acompanhará durante os meses mais quentes do ano.
O único requisito para participar, é gostar de aprender!


2. Hubble, 15 Anos de Descobertas
(Domingos/Feriados - 16.00, 4ª e 6ª - 17.00 horas)

Maiores de 10 anos
Duração: 25 min.

Para comemorar os 15 anos do Telescópio Espacial Hubble o Centro Multimeios de Espinho tem em exibição uma nova sessão de planetário. Co-produzida pela a Agência Espacial Europeia (ESA) e pelo Centro Multimeios de Espinho, esta sessão relata a história deste fantástico telescópio, leva-nos a conhecer de perto as descobertas e observações mais marcantes e dá-nos a conhecer as mais fantásticas fotografias e filmes alguma vez obtidos do nosso Universo.


3. Acampar com as Estrelas (
Sábados, Domingos, 3ª e 5ª - 17.00 horas)
Site Oficial

Maiores de 10 anos.
Duração: 30 min.

No meio da natureza uma turma está acampada na companhia dos seus professores. À noite, quando quase todos já dormem, um professor e um pequeno grupo de alunos ficam a admirar o céu nocturno, oportunidade que raramente têm na cidade onde vivem. Os alunos, com as suas curiosas perguntas, e o professor, com as suas sábias respostas, fazem assim uma viagem por alguns dos mais importantes conceitos do Universo.


4. Pesar as Estrelas
(Apenas para Visitas de Estudo)

Maiores de 10 anos.
Duração: 43 minutos
Áreas do conhecimento: Astronomia, História, Geografia, Ciências da Natureza e Física.

Durante os Descobrimentos registaram-se grandes avanços científicos. A descoberta do caminho marítimo para a Índia trouxe consigo um conjunto de novas técnicas na arte de navegar. Fazendo uso de todo o seu engenho, os Portugueses de então foram capazes de elaborar métodos capazes de determinar com exactidão a sua posição em alto mar, recorrendo à observação do Sol e de outras estrelas. Foi enorme a sua contribuição para a compreensão de elementos básicos da Astronomia e da mecânica celeste, que abriu as portas não só do conhecimento sobre o Mundo, como também permitiu encarar de uma forma radicalmente diferente, o Universo que nos rodeia.
É uma sessão que ilustra muito bem a relação entre a Astronomia e os descobrimentos, sendo ao mesmo tempo uma verdadeira lição de História.


5. À Volta do Sol
(Apenas para Visitas de Estudo)

Maiores de 10 anos.
Duração: 42 minutos.
Áreas de conhecimento: Astronomia, Física, Biologia.

Esta sessão dá uma visão actual sobre o Sistema Solar, a sua estrutura e os mecanismos e as leis físicas que em primeira instância o governam.
Têm sido enormes os progressos científicos nesta área, quer através de observações cada vez mais refinadas, quer pelo envio de sondas em direcção aos mais diversos corpos deste sistema. Não deixa de ser paradoxal a importância da própria Arqueo-Astronomia no conhecimento da dinâmica do Sistema Solar, e em particular da rotação da Terra.

À VOLTA DO SOL é uma forma diferente de ver o Sistema Solar. Hoje em dia a noção de que habitamos um sistema que é único está definitivamente ultrapassada. Mas a grande questão ainda subsiste: Será que somos os únicos a saber que andamos à volta de um sol?


6. A Zanga da Lua
( Terça a Domingo - 15.00 horas)
Site Oficial

Maiores de 4 anos.
Duração: 27 minutos

A Lua zangou-se!! Ninguém sabe o que se passa. Será que os nossos amigos João, macaco Rafael e robô Latinhas conseguem resolver este inesperado problema? Será que Júpiter e Saturno podem ajudar? E o Cometa?
Venha descobrir e acompanhá-los na sua viagem pelo Sistema Solar!

Duma forma divertida, esta sessão aborda temas básicos da Astronomia, sobretudo relacionados com o Sistema Solar, recorrendo ao filme de animação. O enredo vai explicando aos mais pequenos, de uma forma acessível, alguns conceitos sobre os planetas, as estrelas, as constelações, a superfície lunar, outros sistemas solares, a velocidade da luz ou mesmo as distâncias em Astronomia.


CINEMA IMAX

O Cinema de Grande Formato, normalmente designado por cinema IMAX, é caracterizado por uma imagem de grande qualidade e dimensão.

Esta característica assenta num registo feito num fotograma de grandes dimensões, normalmente entre 4 e 8 vezes o tamanho do fotograma de cinema comercial de 35 mm.

Desta forma, não só a dimensão da imagem projectada é maior, 18 por 14 metros, como a sua qualidade não tem paralelo.

Ao mesmo tempo, por força das técnicas empregadas na filmagem, o campo de visão da própria imagem é cerca de 180 graus, transmitindo ao espectador uma noção muito mais aproximada da realidade tal como confere a vista humana e a sensação de que se encontra dentro da própria acção.

Todos estes factores combinados, proporcionam uma grande envolvência, com imagens arrebatadoras, sobretudo em filmagens ao ar livre.

De uma forma geral, os filmes neste formato são de cariz educativo, abrangendo temas como Aventuras, História, Natureza ou Ciência e como complemento estão disponíveis guias de actividades para os professores/educadores sobre os temas abordados nos filmes.


Outras Actividades do Centro

noites de observação
astroactividades
cursos de astronomia
OCJF
astronomia no verão
tempo de telescópio
Laboratórios de Astronomia
Cosmoteca

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...