26 dezembro, 2006

E porque não...

E porque não começar a dinamizar em Leiria, um encontro anual de Astronomia? Havendo escolas com núcleos, dinâmicas internas no campo da educação, a Astronomia na Escola poderia ser uma das pedras basilares destes encontros. Mas outras temáticas e métodos que existem em outros encontros, também poderiam existir...poderia ser algo a reflectir com calma, para 2008...

É só uma ideia...

25 dezembro, 2006

Boas Festas...!

Que os nossos leitores, nossos bloggers e aparentados tenham um Bom Natal e Próspero Ano Novo, são os nossos votos...!

20 dezembro, 2006

10 anos de saudade...


Faz hoje anos - já 10...! - que o cientista, escritor e astrónomo Carl Sagan nos deixou...

Irei em breve publicar no Blog do Paulo Heleno - Rastos de Luz - um texto sobre este grande Senhor, na secção Carl Sagan - In Memorium. Aqui poderão ler vários textos (que, se o Paulo autorizar, também posteriormente publicaremos aqui) sobre as diferentes facetas de um cientista que tudo queria saber. Também aconselho a visita ao site oficial de Carl Sagan, mantido pela esposa Ann Druyan.

Obrigado, Carl Sagan, pelo muito que nos deixaste em uma vida tão curta...!

18 dezembro, 2006

Astronomia do Povo

Publicado, com algumas pequenas alterações, em simultâneo no Rastos de Luz

Lanço aqui um repto a todos os que visitam o blog. Sempre fui uma pessoa citadina, mais por obrigação do que por gosto. Lá me fui habituando a viver por entre o cimento, mas sempre desejando as estradas compridas, os trilhos estreitos, o verde da vegetação, e a sensação materna da Terra, a que vou regressando de vez em quando, como hoje, que me tive de deslocar à terra natal do meu pai, em Fontinha, Cantanhede. Hoje, enquanto caminhava num terreno de família, veio-me à mente uma ideia. Já tenho uma grande caminhada na Astronomia...já li, já observei, já aprendi muita coisa, coisas que, nesta era de grande descoberta e de profícuo circular da informação, entendo que não são minhas, mas de todos, e por isso entendo-as com espírito de partilha, e de mente aberta aos sentimentos que por vezes emanam de dentro das pessoas, fruto das suas crenças e vivências. Contudo, descobri que não conheço a sabedoria popular da Astronomia...das gentes que toda uma vida labutaram nos campos, que toda uma vida enfrentaram o mar, por vezes com imensas dificuldades, por vezes, nos tempos antigos, até para se sustentarem a si mesmos e às suas familias. Entendo esse conhecimento como crucial, vital, não apenas na minha formação de astronomia, que será sempre auto-didacta e contínua, enquanto viver, mas para todos os que porventura já esqueceram as suas raízes de ligação à terra, e que nos tempos actuais, voltam a querer tomar contacto com elas...existe todo um conjunto de sabedoria popular, simples, que podemos aprender, mas mais que isso, transmitir em grupos ou mesmo em família, aos nossos filhos, e às nossas crianças, até mesmo integrada no sistema de ensino, colaborando para a construção de uma nova geração, mais amante da natureza, mais atenta à simplicidade ancestral do cosmos.

Proponho por isso, a todos os que visitam o Rastos, e aqui o Astroleiria (neste caso, sei que alguns professores o visitam), e que possuam alguma informação respeitante a esta temática, transmitida por via oral, ou por via escrita, que a partilhem, através dos blogs, na secção "Contactos", ou através do mail do Astroleiria. O objectivo é criar uma recolha desta informação, e mostrar, a sabedoria popular da Astronomia, a forma simples como as nossas gentes entendem o céu nocturno. Quem sabe, a partir desta pequena iniciativa, não se avança para uma recolha mais aprofundada, em projectos parciais que podem ser implementados nos nossos grupos de jovens, nas nossas escolas, entre outros locais. A busca que hoje fazemos do passado, é sem dúvida um pequeno passo, na direcção de um futuro bem mais harmonioso, no cosmos sublime e eterno que nos rodeia.

Mais telescópios do LIDL


O LIDL está a vender alguns telescópios, que variam consoante a região do país. Este de que vamos falar trata-se de um MEADE legítimo - em princípio é um ETX 70 AT, um refractor de 70 mm de abertura (objectiva) e as seguintes características, segundo os vendedores:
  • 3 oculares:
    • 25 mm – ideal para observação de estrelas, galáxias e nebulosas planetárias,
    • 12 mm – ideal para observação da lua,
    • 04 mm – ideal para observação de planetas;
  • Comando por computador autostar:
    • navegação celeste automática com o premir do botão (guia do menu em inglês).
  • Com cd de software e manual de utilização com dicas de astronomia;
  • Acessórios:
    • mochila,
    • tripé de alumínio estável e com altura ajustável;
  • Ampliação de 14 até 262,5 vezes;
  • Elevada resolução óptica para observação terrestre e celeste!
  • Com 5 anos de garantia.
Preço? 199 euros....!

Mais informações, ver aqui.


NOTA: Só a partir de 21.12.2006 (5ª) - só o tripé e comando valem mais de 200 euros...


09 dezembro, 2006

Carl Sagan - In Memorium

Apesar de não estarem previstas actividades de qualquer tipo para assinalar o 10º aniversário do falecimento de Carl Sagan, decidi eu fazer uma pequena homenagem em língua portuguesa a este vulto da ciência, e da sua divulgação. Pode ser encontrada no Rastos de Luz, e vai crescendo durante este mês de Dezembro. Espero que gostem, e que deixem a vossa contribuição.

07 dezembro, 2006

Site com programa interessante

Sunrise Sunset Calculator


Este programa permite calcular, na nossa localização, o nascer e pôr do Sol, bem como o tempo de crepúsculo (civil, náutico e astronómico), tudo isto com respectivos tempos de duração e o horário do ponto de altitude máximo do sol, colocado discretamente na barra do fundo do computador...

Experimentar em http://www.sunrisesunset.com/

06 dezembro, 2006

Água líquida em Marte

A NASA revelou hoje fotos do planeta vermelho, onde se podem ver estruturas formadas por acção de água líquida. Não se sabe exactamente, mas parece que esta água surge do sub-solo e escorre pela colina abaixo, que assim arrasta as substâncias que irão criar estas estruturas, através de deposição.
Muitas questões se colocam agora, com esta descoberta, que poderão ser respondidas através de futuras missões com objectivo de as desvendar.
Há também a hipótese de esta água que sobe à superfície, estar no estado líquido no sub-solo e poder albergar algum tipo de vida microbiana.
Esperamos pelas cenas dos próximos capítulos.













Deposições encontradas na região de Centauri Montes

















Deposições encontradas na região de Terra sirenum


Fonte: www.nasa.gov

A prenda de Natal dos Professores...

in anterozóide

NASA quer construir colónia na Lua

Poderá estar operacional em 2020
2006-12-05

Antevisão (NASA) do que poderá ser a vida do Homem na Lua (clique para ampliar)

A NASA tenciona estabelecer uma pequena colónia de astronautas no pólo sul da Lua por volta de 2020, primeira etapa de um programa ambicioso de exploração humana do sistema solar, anunciou ontem a agência espacial norte-americana.

O projecto da NASA, revelado após consultas com 13 agências espaciais de todo o mundo e com empresas privadas, considera o estabelecimento de um posto avançado lunar como uma escala para os astronautas que se desloquem a Marte.

Esta colónia na Lua permitiria, nomeadamente, a extracção do hidrogénio e do oxigénio necessários para produzir água e combustível para os motores dos foguetões.

Tal qual está actualmente concebido, o posto avançado lunar começará com uma tripulação de quatro elementos a efectuar estadas de uma semana cada até que os módulos habitacionais e o fornecimento de energia permitam missões mais prolongadas, que poderão atingir os seis meses, para preparar as viagens até Marte.

"Esta estratégia permitiria aos países interessados neste projecto optimizar os seus recursos técnicos e financeiros, contribuindo assim para coordenar o esforço que nos vai lançar nesta nova era de descoberta e exploração", assinalou Shana Dale, administradora-adjunta da NASA.

Segundo a mesma responsável, as condições existentes nos pólos lunares parecem ser as mais favoráveis para a localização do posto avançado, especialmente o pólo sul, que beneficia de uma maior exposição solar, ideal para produzir electricidade.

Recorde-se que o homem não visita o seu satélite desde 1972.

in Ciência Hoje - ler notícia

05 dezembro, 2006

Revista National Geographic com Astronomia


Já saiu a National Geographic portuguesa do mês de Dezembro! E, desta vez, com muita coisa sobre Astronomia...

Porquê comprar?

  • Algumas fotografias de Saturno, apresentado (onde é que eu ouvi isto...?) como O Senhor dos Anéis, e os seus segredos são desvendados, bem como mostradas imagens espectaculares dos anéis e satélites...
  • As condições da Terra no que seriam os seus primeiros milhões de anos de vida, com imagens realistas...
  • Mapa anexo, com o novo Sistema Solar - os oito planetas principais e os planetas anões...

Tudo isto e muito mais, só por €1,00...


Link para National Geographic

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...