22 junho, 2007

Festa das Estrelas 2007

O NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e do Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, promove de 29 de Junho a 1 de Julho de 2007 a 2ª edição da FESTA DAS ESTRELAS.

Durante os três dias da Feira, o visitante encontrará livros de astronomia e ciência, equipamentos astronómicos e um simulador de voo. Serão realizadas palestras, proferidas por cientistas, dedicadas à nossa estrela, o Sol. Serão realizadas oficinas de Astronomia e outras actividades para os mais jovens. O público poderá ainda participar em sessões de observação do Sol e do céu nocturno com telescópios. e num inédito workshop de ilustração científica, dedicado à Astronomia.

Nesta segunda edição as escolas que participaram nos projectos de investigação científica promovidos pelo NUCLIO farão uma apresentação dos resultados obtidos durante o ano lectivo 2006-2007. Estarão presentes os alunos das seguintes escolas:

Escola Secundária da Cidadela que participaram no projecto de investigação: “À Caça de Enxames de Estrelas”.

Escola Secundária Fernando Namora que participaram no projecto de investigação: “Caracterização de Crateras em Marte”.

Escola Secundária de Coruche, Colégio Imaculada Conceição e Escola EB 23 Matilde Rosa Araújo de Cascais que obtiveram várias imagens com telescópios operados remotamente.

Estará ainda patente uma exposição preparada especialmente para celebrar o Ano Heliofísico Internacional pelo Dpto. de Matemática da Universidade de Coimbra: “A Observação do Sol”

A feira decorre no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em S. Pedro do Estoril em Cascais.
www.pt.euhou.net
O programa completo e mais informações podem ser encontradas em:

www.nuclio.pt/projectos /

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...