07 janeiro, 2008

III CONGRESSO “Cientistas em Acção”


Dada a importância que na nossa sociedade as ciências e a tecnologia atingiram, torna-se fundamental que os cidadãos criem e desenvolvam atitudes e competências no campo das ciências experimentais, já que é neste contexto que se manuseia material, se aprendem técnicas e se verifica como os processos naturais se desenrolam. As actividades práticas tendem, actualmente, a ocupar um lugar de destaque, insubstituível, reclamando um espaço próprio nos currículos de ciências, sendo a sua utilização vista como uma estratégia importante de ensino-aprendizagem. Assim, surgiu no ano lectivo 2005/2006 a 1.ª edição do CONCURSO "CIENTISTAS EM ACÇÃO", destinado a todas as escolas do ensino básico e secundário, (oficial e particular). Dando continuidade ao elevado empenho demonstrado pelos participantes, na edição anterior, o qual se reflectiu na qualidade dos projectos apresentados, teve lugar a 2.ª Edição no ano lectivo 2006/07. Dada a qualidade dos projectos apresentados nas primeiras edições, a partir da edição deste ano este evento terá a designação de CONGRESSO “Cientistas em Acção”.

O que é?
O Congresso “Cientistas em Acção“ é promovido pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, com o intuito de desenvolver o contacto e a partilha de ideias entre os estudantes do ensino básico e do ensino secundário, no âmbito da cultura científica e tecnológica. Pretende-se, com este encontro, atrair jovens para a Ciência e a Tecnologia tanto nas vertentes de investigação como de desenvolvimento. Este Congresso tem âmbito nacional e pretende também promover o espírito científico dos jovens através da realização e desenvolvimento de pequenos projectos científicos em que o ensino experimental das ciências constitui uma prioridade.

Quem pode participar?
Podem participar neste congresso alunos de todas as escolas (públicas e privadas) do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário. Podem participar individualmente ou em grupo (até quatro elementos).

O que fazer?
Os projectos a elaborar devem estar sempre relacionados com a temática geral do funcionamento do nosso Planeta. No entanto, queremos salientar que ao termos optado pela Terra como tema central, de modo nenhum estamos a restringir os projectos à disciplina de Geologia. Com efeito, o funcionamento do nosso planeta só pode ser compreendido pela conjugação de várias ciências como a Física (e.g. a acção das forças), a Química (e.g. a importância de alguma reacção química), a Informática (e.g. forma de modelar os fenómenos geológicos) ou a Biologia (pois a evolução dos seres vivos não se fez à revelia da evolução do próprio planeta). Os projectos devem ser acompanhados de um resumo escrito, com um máximo de 2 páginas, contendo os aspectos mais relevantes do projecto (finalidade, materiais e métodos, observações e conclusões) e enviados em formato digital (cd-rom ou e-mail) e ser remetidos até dia 14 de Março de 2008. Na fase final do Congresso, terá lugar um encontro onde todos os projectos serão apresentados, sob a forma de actividade experimental, painel ou maqueta, acompanhados de breve exposição oral (aproximadamente 15 minutos).

Quando decorre o encontro?
O Encontro decorre no Centro Ciência Viva de Estremoz, Espaço Ciência - Convento das Maltezas, Estremoz, nos dias 10, 11 e 12 de Abril de 2008.

Prémios *
Serão premiados os melhores trabalhos por 3 níveis de ensino:
- Prémio Galopim de Carvalho, (1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico);
- Prémio Dolomieu, (3.º Ciclo do Ensino Básico)
- Prémio António Ribeiro, (Ensino Secundário)
* A lista de prémios a atribuir será divulgada oportunamente.

Critérios de Avaliação
A avaliação dos trabalhos terá em conta os seguintes critérios:
- Conteúdo Científico
- Originalidade
- Apresentação

Contacto:
CENTRO CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ
ESPAÇO CIÊNCIA - Convento das Maltezas, Estremoz
7100-513 Estremoz
Tel/Fax: 268 334 285
Email: ccvestremoz@uevora.pt

Apoios:
Universidade de Évora
LIRIO–Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais
CGE–Centro de Geofísica de Évora

Download do folheto

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...