20 março, 2011

Finalmente vamos conhecer bem Mercúrio

Tinha partido há quase sete anos
Sonda Messenger já está na órbita de Mercúrio

O engenho espacial começou a sua viagem há quase sete anos (Foto: NASA)

A sonda americana Messenger tornou-se esta madrugada o primeiro engenho espacial a instalar-se na órbita de Mercúrio, o planeta mais próximo do sol, anunciou a NASA.

A sonda começou a sua rotação em torno de Mercúrio às 02.00 horas e irá continuar em redor do planeta mais quente do sistema solar durante um ano, indicou a agência espacial norte-americana.

O engenho espacial começou a sua viagem há quase sete anos, tendo já passado em diversas ocasiões nas proximidades de Vénus e de Mercúrio, sem nunca se ter instalado nas suas órbitas.

Os instrumentos a bordo do Messenger serão activados e verificados no dia 23 de Março e no dia 4 de Abril irá começar a fase científica da missão.

O aparelho transporta diversos instrumentos científicos, nomeadamente um sistema de recolha de imagens, um espectrómetro de análise da atmosfera e do sol e um espectrómetro de observação do plasma e das partículas energéticas.

A sonda viajará em torno do planeta a uma altitude mínima de 200 quilómetros, precisou a NASA. Tudo isto acontecerá a cerca de 46 milhões de quilómetros do sol.

A sonda já percorreu cerca de oito mil milhões de quilómetros no espaço desde o seu lançamento, em Agosto de 2004.

in Público - ler notícia

NOTA: a notícia tem um erro crasso - Mercúrio não é planeta mais quente do Sistema Solar...

Sem comentários:

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço há 22 anos

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha . Foi lançado pela agên...